Parabéns Cachaça, nosso maior destilado nacional - MeuDrink

Parabéns Cachaça, nosso maior destilado nacional

Comemorado dia 13 de setembro, o dia da cachaça tem muito mais que um sabor genuíno brasileiro. Conheça mais sobre a história da nossa querida e tradicional pinga

Você pode escolher: pura, com gelo ou misturada com frutas e outras bebidas. A verdade é que a cachaça é uma bebida híbrida e conquista a todos. Mas você sabia que ela também tem muita história e carrega uma bagagem cultural lotada? 

Provavelmente você já sabe que a cachaça é produzida da cana-de-açúcar. E apesar do produto ter sido trazido pelos colonizadores portugueses, ela não só se firmou muito bem em solo brasileiro como também se tornou uma das principais fontes de renda no país. Mas como ela nasceu de fato? 

Produção da cachaça

Resumindo ela nasceu porque os escravos não podiam se dar ao luxo de perder nenhuma parte da planta. Mas oficialmente o líquido é obtido da fermentação e destilação do caldo de cana. Na primeira fase as leveduras convertem o açúcar da garapa em álcool. O resultado é um vinho que passa a ser, na segunda fase, aquecido em alambiques para finalmente transformar-se em cachaça. 

Depois disso, o álcool evapora e se condensa ao passar por uma serpentina. A primeira parte do líquido que pinga deve ser descartada. É daí inclusive que vem o apelido de “pinga”. O que sobra é chamado então de “coração da cachaça”. Essa é a parte que determina o teor alcoólico que a bebida vai ter. Em suma, a cachaça pode ser engarrafada imediatamente ou envelhecer por anos em barris.

Assim como na fabricação do vinho muitos fatores determinam a qualidade final da cachaça. Alguns exemplos disso são os fatores climáticos e até as condições do solo em que a cana foi plantada. No caso das aguardentes envelhecidas, o produto final depende do tempo de repouso e do tipo de madeira do barril (o mais comum é o carvalho).

Revolta da cachaça

No início os portugueses alegavam que a criação era deles já que a cana veio de lá. Mas, alguns anos depois, aconteceu uma revolução chamada de “Revolta da Cachaça”. Esse foi o marco. Realizada pelos brasileiros em 13 de setembro de 1661, está aí a origem da data de “aniversário” da cachaça, a bebida foi oficialmente liberada para ser produzida e comercializada livremente no Brasil. A fama veio mesmo no século XXI, mas precisamente em 1922, na Semana de Arte Moderna de São Paulo. Em primeiro lugar porque grandes artistas enalteceram a bebida como um grande ícone da brasilidade. Em segundo lugar, afirma-se que todo grande artista bebia uma dose antes de criar suas obras. Nós é que não duvidamos. Depois disso, a fama se espalhou e com conquistou a todos. 

Em 2009 o Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) estabeleceu esta data pela valorização da bebida brasileira. E a verdade é que não importa a forma que você vai consumir, mas o prazer que vai sentir. 

Aproveite o dia oficial da cachaça, escolha sua versão favorita e deguste da melhor forma possível.

Veja receitas com cachaça ⟶

Artigos relacionados

Drinks que podem te interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2010 – 2020 MeuDrink - Todos os direitos reservados