Festival da cachaça em Paraty 2011

Do dia 19 a 21 de agosto de 2011 acontece o festival da cachaça de Paraty. A pacata cidade que abriga grandes festivais como a Flip e o Bourbon Festival Paraty, da lugar aos bebuns enlouquecidos com os sete alambiques e oito marcas que participam do festival. As marcas são a Corisco, Coqueiro, Engenho D’Ouro, Paratiana/Mulatinha, Maré Cheia, Murycana e Maria Izabel.

A Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty (Apacap) comemora o sucesso do festival e convida os cachaceiros paratienses e turistas a participarem da edição 2011.

Cachaças de paraty

Cachaças de paraty

Acredita-se que, a partir de 1600, a bebida tenha começado a ser alambicada em terras paratienses. E, mesmo sem ter sido pioneira na produção da aguardente de cana, Paraty – ” quer pelas suas terras, quer pelas suas águas ou lenhas” ou ainda pelos segredos da própria alambicagem – foi a mais importante região produtora de pinga no Brasil Colônia. Não apenas na Corte como na Colônia, todos pediam uma dose de paraty quando desejavam uma simples aguardente.

A pinga produzida em Paraty fez tanta fama pela sua qualidade, segundo Monsenhor Pizarro e outros historiadores, que custava mais caro que todas as demais comercializadas no país; e sua importância sócio-econômica foi tão grande desde 1700 que acabou tendo seu próprio nome (Paraty) como sinônimo de aguardente até meados do século XX.

Vale conhecer o Festival e as maravilhas dessa história liquida.

Artigos relacionados

Drinks que podem te interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 MeuDrink - Todos os direitos reservados